SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA

SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA
Parceiros: Esmaltes Ludurana, Ana Hickmann * Esmaltes Big Universo * Natura * Avon

Seguidores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

UNHA ENCRAVADA O QUE É E COMO TRATAR

Esse é o tipo de coisa que qualquer pessoa está suscetível de ter, mas o que é unha encravada?
Unha encravada é quando o canto da unha cresce para baixo da pele do dedo do pé, causando dor, vermelhidão e inchação na região afetada. Sabe aquela dorzinha chata e persistente no canto da unha? Pode inflamar. E, em alguns casos, pode levar à cirurgia.
A unha encravada é algo que afeta principalmente o dedão do pé. Esse é o dedo, em que mais ocorre esse tipo de problema. Muitas pessoas negligenciam a unha encravada.
“Ter diabetes ou outra condição que cause má circulação aos pés, está no maior grupo de risco de complicações da unha encravada.”
E o que provoca a unha encravada? As causas da unha encravada podem ser muitas, mas as mais comuns são: sapatos apertados/mal ajustados que pressione os dedos, unhas cortadas incorretamente, genética da unha (crescer curva e para baixo), lesões (esportes, bater em algum lugar).
Unha encravada
Inicialmente, o canto da unha que está encravada fica vermelha, dolorida e levemente inchada. Há uma sensação de incômodo. Em seguida, há a formação de pele extra ao redor da unha que aumenta a dor e o inchaço, com a existência de pus de cor amarelada. De acordo com o e-medicine Health, nesse estágio é uma resposta do corpo ao problema da unha encravada. Depois, tudo pode ficar pior (dor, inchaço, vermelhidão) e começar uma infecção, com o aumento do pus. Unha encravada inflamada é coisa séria!
Como evitar as unhas encravadas? Com atitudes simples: sapatos confortáveis, unhas cortadas retas e não tão curtas (Oi, manicures!), pés limpos e secos. 
Quem possui esse tipo de problema, precisa ficar atento e não negligenciar a situação. Para casos séerios, procure o médico para orientar sobre a solução do problema.
 
Pessoas que ignoram a unha encravada podem ter sérios problemas nos dedos. Imagine fazer uma cirurgia? Entender o que é unha encravada é essencial para os cuidados com os pés.
Os tratamentos para unha encravada depende do avanço do problema. Em casos mais simples, algumas medidas podem ajudar.
- Lave os pés com sabonete antibacteriano todos os dias.
- Mergulhe os pés em água morna com sais de Epsom (Sulfato de Magnésio) três vezes ao dia (se possível). Colocar os pés somente na água morna (sem nada) também funciona. Deixe os pés na água por 20 minutos. Seque bem os pés após esse banho de imersão.
- Corte a unha reta para evitar que a unha continue crescendo para debaixo da pele e encrave mais. Isso esta incluído nos cuidados para ter unhas saudáveis.
- Não corte a unha no canto. Esse é um dos principais erros que as pessoas cometem e que, quase sempre, agrava o problema da unha encravada.
- Não use sapatos apertados e/ou salto alto durante o período de unha encravada.
- Se sua vida permitir, troque sapatos por sandálias por um tempo.
- Não tome nenhum tipo de remédio sem indicação médica (especialmente, antibióticos).
- Não deixe os pés úmidos em hipótese alguma. Os pés devem ficar sempre secos.
- Empurre com um cotonete a pele para fora da unha, de modo que a pele não fique entrando na unha e crescendo na região. Pode ser necessário levantar a unha para empurrar. Caso necessite, passe um pouco de azeite de oliva para que a pele seja empurrada com mais facilidade. Esse tratamento é criticado por muitos médicos por que muitas pessoas podem lesionar mais a região ou usar instrumentos com bactérias. O melhor é procurar um podólogo e/ou dermatologista.
Se a unha encravada não melhorou em 3 dias, procure um médico dermatologista.
Tratar a unha encravada é um alívio enorme! Quem já teve, sabe como é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário