SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA

SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA
Parceiros: Esmaltes Ludurana, Ana Hickmann * Esmaltes Big Universo * Natura * Avon

Seguidores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cuidados com a Pele Seca

Quando a temperatura cai, sua pele também sofre. Os ventos frios e secos e os banhos quentes e demorados contribuem para deixar a pele desidratada. Ocorre também uma diminuição das secreções naturais que funcionam como um “manto protetor”. A pele seca provoca coceiras e o ato de coçar leva à irritação, favorecendo o surgimento ou a piora de problemas na pele, como manchas vermelhas, coceira e descamação. Essas alterações podem ser de dois tipos:

1) dermatite atópica – comum em pessoas com hipersensibilidade a fatores ambientais. Coceira e vermelhidão na pele são algumas das características. Essas manchas costumam aparecer no rosto e nas dobras do corpo, como nos cotovelos e atrás dos joelhos. Ocorre em qualquer idade e é crônica, ou seja, a pele das pessoas atópicas é mais sensível. Desidrata-se com facilidade e qualquer irritação pode dar origem a coceiras.

2) dermatite de contato – é desencadeada pelo contato de alguma substância com a pele. Algumas pessoas são alérgicas a componentes de esmaltes para unhas e até a metais usados em jóias e bijuterias. Outras desenvolvem irritação pelo contato excessivo com algumas substâncias, como as presentes em sabonetes e detergentes. Quando a pele está desidratada, fica mais desprotegida e aumenta a probabilidade de ocorrer esse segundo tipo de irritação

Durante o inverno, para evitar a piora da dermatite atópica ou o aparecimento de dermatite de contato, alguns cuidados são importantes:

* banhos mornos e rápidos, uma vez ao dia, com pouco sabonete, sem buchas ou esponjas.
* A pele deve ser seca com toalha absorvente, que não deve ser esfregada contra a pele
* Usar sempre camiseta ou camisa de algodão sob as malhas de lã porque o contato direto da lã com a pele pode causar irritações.
* Usar cremes hidratantes após o banho para diminuir a perda de água pela pele e contribuir para a integridade do seu “manto protetor” invisível.


A pele seca também pode ser conhecida como ‘xeratose’ e não possui idade para surgir. Até mesmo crianças podem ter esse problema, que se caracteriza por textura fina, poros invisíveis, pouca elasticidade e tendência à descamação, podendo também acarretar envelhecimento precoce, vermelhidão, coceiras e até mesmo sangramentos.
Muitas pessoas acham que a pele seca sofre de falta de água, o que não é verdade. O que acontece, é que a pele seca, se exposta ao excesso de água, pode ficar ainda mais ressecada. Um dos fatores que costuma deixar a pele seca é, por exemplo, tomar banhos muitos demorados e com água muito quente. Além de fatores externos, como sol, vento e poluição, mudanças bruscas de temperatura e falta de hidratação correta serem um dos principais motivos que levam ao ressecamento epidérmico.

Passar muito tempo em ambientes onde o ar é seco também contribuem para o ressecamento da pele, tanto quanto locais em que o ar-condicionado fica ligado direto. Por isso, para as pessoas de pele seca que convivem diariamente nesse tipo de ambiente é recomendável o uso de um climatizador, que irá purificar e filtrar o ar.
É recomendável ainda evitar produtos que contenham materiais que contribuem para o ressecamento da pele, como o níquel e cromo, presentes em jóias e bijuterias, além do látex de preservativos, luvas de borracha, fones de ouvidos, etiquetas, curativos e elásticos, além de substâncias presentes em cosméticos e perfumes, produtos para cabelo, sabão em pó e amaciantes de roupas.
Para tratar a pele seca, deve-se investir no uso de cosméticos com base oleosa na composição. Bons exemplos são hidratantes com componentes antioxidantes, como vitamina E, A e C, também auxiliam na prevenção do ressecamento. A hidratação pode ser feita duas vezes ao dia, com uma formulação mais leve para o dia e outra mais pesada para uso noturno. Lembrando que o produto usado durante o dia precisa conter proteção solar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário