SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA

SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA
Parceiros: Esmaltes Ludurana, Ana Hickmann * Esmaltes Big Universo * Natura * Avon

Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Xô. palidez! Veja como conquistar uma corzinha no inverno

        

Faz muita diferença se olhar no espelho e ver aquela “cor de saúde”, não é verdade? Parece até que ficamos mais bem dispostas...

O dermatologista Nilton de Ávila Reis, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), explica quais são as principais vantagens das loções hidratantes com agentes autobronzeadores e como usá-las corretamente e com segurança.

1. Qual é a maior vantagem de usar loções hidratantes com agentes autobronzeadores?

A proposta dessas loções é associar dois benefícios em um mesmo produto. Como no inverno há maior ressecamento da pele e também menor exposição ao sol, a associação de hidratantes com autobronzeadores é uma alternativa interessante.

2. Como elas agem na pele?

A dihidroxiacetona (DHA), principal substância ativa dos autobronzeadores, reage com componentes das camadas mais superficiais da pele, levando a uma coloração característica. Trata-se de uma reação química não dependente de radiação solar e que, portanto, ocorre mesmo quando o produto é aplicado à noite.

3. As loções podem ser usadas no corpo inteiro e também no rosto?

Os autobronzeadores podem ser usados em quase todo o corpo e no rosto, com exceção das mucosas (olhos, narinas, boca e genital). Além disso, eles não devem ser aplicados sobre as sobrancelhas e no couro cabeludo, por modificar a cor dos pelos, e nas palmas e plantas das mãos e pés, por levarem à pigmentação (coloração).

4. Como aplicar o produto corretamente para ter uma cor uniforme, sem manchas?

A aplicação deve ser o mais uniforme possível, procurando usar uma menor quantidade em áreas naturalmente mais escuras, como cotovelos, joelhos e tornozelos. Depois de aplicado, deve-se esperar de 10 a 15 minutos para se vestir e de 6 a 10 horas para tomar banho ou nadar.

5. E quais são os principais cuidados na hora de aplicar?

É fundamental usar luvas (aquelas fininhas e descartáveis) durante a aplicação, para evitar a pigmentação da parte interna das mãos, assim como proteger áreas como olhos, mucosas, sobrancelhas e cabelo.

6. As loções precisam ser usadas todos os dias? Por quê?

Inicialmente, deve-se aplicar o produto diariamente até se obter a tonalidade correta. Quando a cor desejada for obtida, a loção deve ser reaplicada 1 ou 2 vezes por semana para manutenção.

7. Quanto tempo dura o efeito?

O tempo de duração do efeito bronzeado varia entre 3 e 10 dias e depois ele desaparece gradualmente.

8. O que acontece se houver exagero no uso das loções? Se ocorrer, dá para “consertar”?

O uso exagerado pode levar a uma cor excessivamente escura. A correção pode ser feita com remoção física – lavar as áreas contínua e rapidamente – logo após a aplicação, ou, então, esperar para que ocorra o clareamento gradativo naturalmente.

Autora: Márcia Naspitz, jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário