SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA

SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA
Parceiros: Esmaltes Ludurana, Ana Hickmann * Esmaltes Big Universo * Natura * Avon

Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quando a temperatura diminui, a fome aumenta?

 
Se isso acontece com você, fique tranquila. De acordo com especialistas no assunto, essa sensação de fome é bem comum e verdadeira. E a explicação é relativamente simples: quando esfria, há uma perda do calor interno do corpo para o ambiente externo. Ou seja, nosso estoque de gordura (que é um isolante térmico) vai embora mais rapidamente, então precisamos mesmo comer mais...

Bom, pelo menos um pouquinho a mais, porque é justamente no frio que sentimos mais preguiça, menos disposição de malhar, de acordar cedo, manter a linha com saladas. E, além de tudo, ainda aparecem as tentações, como as massas com molhos bem cremosos, fondue de queijo, uma tacinha de vinho, uma fatia de bolo...

O jeito de compensar o frio e não exagerar na comilança é driblar a fome:

1. Tente mudar seu horário de malhar – nem tão cedo, nem tão tarde.

2. Coma a cada três horas; além da sensação de calor produzida, também fica mais fácil se controlar: para comer nos intervalos das refeições, leve sempre com você um pouco de castanha, nozes ou amêndoas, uma fatia de queijo branco, cenoura, tomatinho tipo cereja, iogurte.

3. A hidratação é superimportante também nos dias mais frios, porém, sentimos bem menos sede. Para driblar esse problema, continue firme com a água e crie o hábito de tomar bastante chá (leve uma garrafa térmica com você) e, de vez em quando, chocolate quente desnatado ou light.

4. Outra delícia que ajuda a controlar a fome, esquenta e é muito saudável é comer fruta quente. Isso mesmo, pegue uma banana ou maçã ou pera, corte em pedaços, junte canela ou um pouquinho de mel e leve ao forno ou ao microondas por um tempinho.

5. À noite fica mais fácil substituir refeições por sopas, caldos ou cremes (na hora de preparar, use pouca gordura, como óleo, azeite, manteiga); o organismo fica aquecido, mais leve e o sono vem mais gostoso.

6. E lembre-se do equilíbrio: as refeições ideais são balanceadas com carboidrato (arroz, macarrão, batata, mandioca), proteína (carne, frango, peixe) e vegetais. Para aumentar a sensação de saciedade, prefira pães, massa e arroz integrais.

Autora: Márcia Naspitz, jornalista (mnaspitz@uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário