SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA

SANREHD - TUDO SOBRE BELEZA
Parceiros: Esmaltes Ludurana, Ana Hickmann * Esmaltes Big Universo * Natura * Avon

Seguidores

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Unhas: saiba o que elas têm a dizer sobre a sua saúde

Unhas quebradiças podem indicar anemia



Pintar as unhas pelo menos uma vez por semana faz parte do ritual de cuidados de muitas mulheres, mas você sabia que é possível identificar problemas de saúde pelo estado em que elas se encontram? Segundo a Drª Ana Luisa Sampaio, que é médica dermatologista do Hospital Israelita Albert Sabin, “unhas fracas e quebradiças não são apenas antiestéticas. Elas também apontam para a existência de diferentes problemas de saúde”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os exames capazes de detectar problemas graves nas unhas são chamados de dermatoscopia e a histopatologia, obtida através de biópsia.

Unhas podem refletir até problemas no fígado
A dermatologista Ana Luisa Sampaio explica que “pelo aspecto das unhas é possível identificar deficiências nutricionais – principalmente de ferro -, alterações no funcionamento da tireoide, doenças genéticas e problemas crônicos nos rins, pulmões e fígado”.

A seguir, confira lista preparada pela dermatologista, com possíveis doenças e complicações de saúde que podem ser identificadas através do aspecto das unhas. Ao verificar as alterações citadas, a médica recomenda procurar um dermatologista para diagnóstico preciso.
 
O médico dermatologista consegue saber num simples exame de rotina através das marcas em suas unhas quase tudo o que acontece em seu organismo, existem marcas, manchas e estrias que podem indicar que vc sofreu um trauma, uma cirurgia, e outros vários problemas de saúde podem ser visto nasunhas, este é um dos motivos pelo qual quando a pessoa vai passar por um procedimento hospitalar é solictado que se esteja com as unhas limpas, cortadas e sem esmalte algum, nem mesmo base pode ter nas unhas, justamente para facilitar os médicos de verificarem qualuqer intercorrencia através das nossas amadas unhas.
 
Alguém ja passou por algum procedimento hospitalr que lhe foi solicitado estar sem nenhum esmalte ou base nas unhas das mãos e pés? Eu já e é bem assim msm.
 
Bem algumas dicas do que pode aconteer com suas unhas:

  • 1
    Manchas brancas
    Geralmente, manchas transversais são causadas por trauma na lamina ungueal, como aqueles causados por manicures. Unhas totalmente brancas, que descolam na extremidade e apresentam esbranquiçado por baixo podem identificar a presença de fungos nas unhas, chamada de onicomicose.
  • 2
    Manchas amarronzadas
    A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte que manchas amarronzadas na unha podem indicar condições benignas, como micose, mas também uma condição maligna, como melanoma do aparelho ungueal, tipo de câncer agressivo e com grande facilidade de disseminação para outros órgãos. A dermatologista Ana Luisa Sampaio explica que o problema pode surgir em faixas longitudinais escuras. O melanoma é suspeitado quando a faixa apresenta diferentes tonalidades e espessuras e, ainda, se possuem pigmento escuro na cutícula. O melanoma em estágio inicial pode ser assintomático.
  • 3
    Unhas brancas e avermelhadas
    Unhas brancas na metade proximal, perto da cutícula, e a metade em direção a ponta vermelha podem significar doenças nos rins. O problema também pode surgir após sessões de quimioterapia.
  • 4
    Marcas brancas junto às cutículas
    Marcas brancas nas 10 unhas das mãos, com exceção da ponta, podem indicar diabetes, insuficiência cardíaca e cirrose hepática.
  • 5
    Unhas amareladas e espessas
    Unhas amareladas, com aumento da curvatura, espessamento e crescimento lento, podem caracterizar doenças no pulmão e no intestino.
  • 6
    Depressões e furos
    Depressões e pequenos furos podem indicar psoríase e outras doenças de pele.
  • 7
    Unhas fracas e quebradiças
    Unhas fracas e quebradiças associadas a palidez, cansaço e queda de cabelo podem identificar deficiência de ferro no organismo (anemia).

7 comentários:

  1. Acho que é sempre bom lembrar além do nosso esmalte né? Nossas unhas podem realmente mostrar muito mais do que a gente pensa =D

    ResponderExcluir
  2. oBSERVAR NOSSAS UNHAS E NOSSO CORPO É MUITO IMPORTANTE!
    BJUS
    http://meumundorosamel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente um post muito bom amiga, adorei!

    Na maioria das vezes pensamos apenas em deixar elas pintadinhas e bem feitinhas, foi bom saber, amei suas dicas!

    Te seguindo aqui, blog muito bom, te convido a me visitar tbm amada!

    Beijinhos*.*

    http://delicadaevaidosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Seguindo vcs tmb meninas :- )
    tanto vc http://delicadaevaidosa.blogspot.com/ quanto vc http://meumundorosamel.blogspot.com/
    bjkas e obrigada por seguir :0

    ResponderExcluir
  5. Qual seu link que esmalte eu uso hoje? sigo vc tmb!

    ResponderExcluir
  6. é... eu trabalho em hospital e o motivo pra nao poder se hospitalizar com esmaltes nas unhas é pq se a pessoa ficar com cianose (extremidades roxas) dá pra ver facil pelas unhas e fazer algo pra reverter... pq pode levar a morte.

    ResponderExcluir
  7. é sim Enny minha médica sempre pede pra que nas consultas ou vamos sem esmalte ou tiramos lá, pois fiz bariátrica a famosa redução estomago há 4 meses e ela diz que muita coisa ela pode VER atraves das unhas.
    ;) Feliz 2012
    Bjkas da Re *.*

    ResponderExcluir