Unhas quebradiças podem indicar anemia
Pintar as unhas pelo menos uma vez por semana faz parte do ritual de cuidados de muitas mulheres, mas você sabia que é possível identificar problemas de saúde pelo estado em que elas se encontram? Segundo a Drª Ana Luisa Sampaio, que é médica dermatologista do Hospital Israelita Albert Sabin, “unhas fracas e quebradiças não são apenas antiestéticas. Elas também apontam para a existência de diferentes problemas de saúde”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os exames capazes de detectar problemas graves nas unhas são chamados de dermatoscopia e a histopatologia, obtida através de biópsia.
Unhas podem refletir até problemas no fígado
A dermatologista Ana Luisa Sampaio explica que “pelo aspecto das unhas é possível identificar deficiências nutricionais – principalmente de ferro -, alterações no funcionamento da tireoide, doenças genéticas e problemas crônicos nos rins, pulmões e fígado”.
A seguir, confira lista preparada pela dermatologista, com possíveis doenças e complicações de saúde que podem ser identificadas através do aspecto das unhas. Ao verificar as alterações citadas, a médica recomenda procurar um dermatologista para diagnóstico preciso.
O médico dermatologista consegue saber num simples exame de rotina através das marcas em suas unhas quase tudo o que acontece em seu organismo, existem marcas, manchas e estrias que podem indicar que vc sofreu um trauma, uma cirurgia, e outros vários problemas de saúde podem ser visto nasunhas, este é um dos motivos pelo qual quando a pessoa vai passar por um procedimento hospitalar é solictado que se esteja com as unhas limpas, cortadas e sem esmalte algum, nem mesmo base pode ter nas unhas, justamente para facilitar os médicos de verificarem qualuqer intercorrencia através das nossas amadas unhas.
Alguém ja passou por algum procedimento hospitalr que lhe foi solicitado estar sem nenhum esmalte ou base nas unhas das mãos e pés? Eu já e é bem assim msm.
Bem algumas dicas do que pode aconteer com suas unhas:
- 1Manchas brancasGeralmente, manchas transversais são causadas por trauma na lamina ungueal, como aqueles causados por manicures. Unhas totalmente brancas, que descolam na extremidade e apresentam esbranquiçado por baixo podem identificar a presença de fungos nas unhas, chamada de onicomicose.
- 2Manchas amarronzadasA Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte que manchas amarronzadas na unha podem indicar condições benignas, como micose, mas também uma condição maligna, como melanoma do aparelho ungueal, tipo de câncer agressivo e com grande facilidade de disseminação para outros órgãos. A dermatologista Ana Luisa Sampaio explica que o problema pode surgir em faixas longitudinais escuras. O melanoma é suspeitado quando a faixa apresenta diferentes tonalidades e espessuras e, ainda, se possuem pigmento escuro na cutícula. O melanoma em estágio inicial pode ser assintomático.
- 3Unhas brancas e avermelhadasUnhas brancas na metade proximal, perto da cutícula, e a metade em direção a ponta vermelha podem significar doenças nos rins. O problema também pode surgir após sessões de quimioterapia.
- 4Marcas brancas junto às cutículasMarcas brancas nas 10 unhas das mãos, com exceção da ponta, podem indicar diabetes, insuficiência cardíaca e cirrose hepática.
- 5Unhas amareladas e espessasUnhas amareladas, com aumento da curvatura, espessamento e crescimento lento, podem caracterizar doenças no pulmão e no intestino.
- 6Depressões e furosDepressões e pequenos furos podem indicar psoríase e outras doenças de pele.
- 7Unhas fracas e quebradiçasUnhas fracas e quebradiças associadas a palidez, cansaço e queda de cabelo podem identificar deficiência de ferro no organismo (anemia).
Acho que é sempre bom lembrar além do nosso esmalte né? Nossas unhas podem realmente mostrar muito mais do que a gente pensa =D
ResponderExcluiroBSERVAR NOSSAS UNHAS E NOSSO CORPO É MUITO IMPORTANTE!
ResponderExcluirBJUS
http://meumundorosamel.blogspot.com/
Sinceramente um post muito bom amiga, adorei!
ResponderExcluirNa maioria das vezes pensamos apenas em deixar elas pintadinhas e bem feitinhas, foi bom saber, amei suas dicas!
Te seguindo aqui, blog muito bom, te convido a me visitar tbm amada!
Beijinhos*.*
http://delicadaevaidosa.blogspot.com/
Seguindo vcs tmb meninas :- )
ResponderExcluirtanto vc http://delicadaevaidosa.blogspot.com/ quanto vc http://meumundorosamel.blogspot.com/
bjkas e obrigada por seguir :0
Qual seu link que esmalte eu uso hoje? sigo vc tmb!
ResponderExcluiré... eu trabalho em hospital e o motivo pra nao poder se hospitalizar com esmaltes nas unhas é pq se a pessoa ficar com cianose (extremidades roxas) dá pra ver facil pelas unhas e fazer algo pra reverter... pq pode levar a morte.
ResponderExcluiré sim Enny minha médica sempre pede pra que nas consultas ou vamos sem esmalte ou tiramos lá, pois fiz bariátrica a famosa redução estomago há 4 meses e ela diz que muita coisa ela pode VER atraves das unhas.
ResponderExcluir;) Feliz 2012
Bjkas da Re *.*